Pós-Graduação Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas, abordar junto aos alunos a Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas como ferramentas/recurso quando há dificuldades motoras que impedem a aprendizagem ou se verifica dificuldades em falar e escrever (Browning, 2008), pois, e embora muitas crianças aprendem a falar por imitação, quando o desenvolvimento não ocorre dentro da norma, é necessário ensiná-las (Kumin, 2008).

Em casos de défices graves de comunicação, utilizam-se palavras, símbolos e recorre-se ao uso do computador (Ponte, 2009), como por exemplo, nas crianças com Síndrome de Down (Kumin, 2008), com Autismo ou Paralisia Cerebral.

O aprofundamento nos estudos sobre a Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas é relevante no sentido de que o aluno que irá trabalhar com educação inclusiva precisa saber que esse tipo de estratégia deve ser usada o mais cedo possível, para permitir o desenvolvimento da autonomia e a participação nas atividades da escola (Ponte, 2009). A maioria das aprendizagens acontecem no período pré-escolar, por isso é vantajoso intervir nesta fase, para evitar dificuldades na aprendizagem no futuro (CERCIFAF, 2009).

Neste sentido, a Intervenção Precoce aparece como uma medida de apoio à criança, em risco de atraso de desenvolvimento ou com necessidades educativas especiais (dos 0 aos 6 anos) e sua família, e tem como objetivo minimizar os efeitos negativos no desenvolvimento da criança (CERCIFAF, 2009).

Objetivo Geral 

Compreender a importância da Comunicação Alternativa ou Aumentativa e das Tecnologias Assistivas na vida das pessoas com NEE – necessidades educativas especiais no sentido de promoverem melhorias nas AVDs – atividades de vida diária e consequentemente em sua autonomia e autoestima.  

Objetivos Específicos 

a) Formar profissionais capazes de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente de atividades requeridas pelo seu campo de trabalho.

b) Formar profissionais capazes de atuar nos campos de trabalho que envolva conhecimentos das atividades vinculadas à sua área de atuação.

c) Proporcionar condições para formar profissionais éticos, que consigam atuar sob diferentes condições de trabalho, tomar decisões de forma responsável para contornar problemas e enfrentar situações imprevistas e que possam trabalhar em equipe de forma respeitosa e consciente.

Público-alvo

O curso de Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva é destinado a alunos e profissionais graduados em várias áreas do conhecimento, e que tenham interesse em se capacitar e atuar na área da educação especial inclusiva.

MATRIZ CURRICULAR COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

MÓDULOS DISCIPLINA C.H Núcleo
Mód. 01 LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 30 Núcleo Comum
Mód. 02 COMUNICAÇÃO E MARKETING PESSOAL 30 Núcleo Comum
Mód. 03 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 30 Núcleo Comum
Mód. 04 ASPECTOS FILOSÓFICOS 30 Núcleo Comum
Mód. 05 RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS 30 Núcleo Comum
Mód. 06 POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE 30 Núcleo Comum
Mód. 07 ASPECTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS 60 Núcleo Comum
Mód. 08 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 60 Núcleo Comum
Mód. 09 COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA 70 Núcleo Específico
Mód. 10 TECNOLOGIAS ASSISTIVAS 70 Núcleo Específico
Mód. 11 USO DO SOROBAN 70 Núcleo Específico
Mód. 12 UTILIZAÇÃO DOS VOCALIZADORES 70 Núcleo Específico
Mód. 13 ERGONOMIA 70 Núcleo Específico
Mód. 14 ACESSIBILIDADE 70 Núcleo Específico

  Carga Horária Total: 720 horas
  (C = Comum)          (E = Específico)

O certificado de Pós-graduação será emitido em até 10 dias úteis, após a conclusão do curso e solicitação pelo AVA, para alunos matriculados a partir de 09/03/2021.

Modelo de Certificado da Pós-graduação na FaSouza

O TCC é opcional para alunos matriculados a partir de 06/11/2019. Os alunos que optarem em fazer o TCC, terão seus artigos publicados na Revista Acadêmica Digital da FaSouza. Publicar um artigo científico é uma das vivências acadêmicas que possibilitam enriquecer o currículo acadêmico.

Sim. A Faculdade FaSouza é credenciada pelo MEC através da portaria nº 128, de 4 de março de 2021, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 8 de março de 2021, seção 1, página 88.

Portaria de Credenciamento MEC da Faculdade FaSouza

EMEC da Faculdade FaSouza

Sim, o aluno faz todas as atividades dentro do seu AVA (Ambiente virtual de aprendizagem).

PILARES OBRIGATÓRIOS PARA CONCLUSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Os Cursos têm duração mínima de 4 meses(para os cursos de 420 horas) e 6 meses (para os cursos de 720 horas) e máxima de 18 meses, deverá ser considerada também a data de colação de grau da graduação. Para Conclusão do Curso a partir de 4 meses é necessário que o aluno não tenha nenhuma pendência, ou seja, ele deverá ter sido aprovado em todas as disciplinas do curso, a documentação deve ter sido toda entregue, o TCC aprovado (caso aluno opte em fazer), e as mensalidades pagas para a emissão do Certificado.

Pilares obrigatórios da Pós-Graduação

1. Ser aprovado em todas as disciplinas com nota mínima de 7 (sete) pontos;

2. Ter quitado todas as parcelas do curso;

3. Entregar todas as documentações exigidas;

4. Caso aluno opte em fazer o TCC, ser aprovado no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) com nota mínima de 7 (sete) pontos. Os estudantes que obtiverem as melhores notas no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), terão seus Artigos publicados na Revista Acadêmica Digital. Link da Revista: http://souzaeadrevistaacademicadigital.faculdadesouza.com. Publicar um artigo científico é uma das vivências acadêmicas que possibilitam enriquecer o currículo acadêmico. O mais comum é que estudantes dos cursos de mestrado e doutorado publiquem os resultados de sua pesquisa, porém alunos da graduação e Pós-Graduação também podem publicar suas produções em periódicos especializados.

É uma revista científica reconhecida, ou seja, registrada internacionalmente com o ISSN 2595-5934. Agora que você já sabe onde publicar seu artigo científico, não deixe de aproveitar a oportunidade para ampliar os seus conhecimentos e turbinar o seu currículo.

5. TCC opcional para alunos matriculados a partir do dia 06/11/2019.

Pilares obrigatórios da Pós-Graduação, fluxo de atividades

O certificado de Pós-graduação será emitido em até 10 dias úteis, após a conclusão do curso e solicitação pelo AVA, para alunos matriculados a partir de 09/03/2021.

Você inicia seu curso após o pagamento da taxa de matrícula. Você receberá seu login e senha em até 48 horas úteis. Nossos colaboradores ligam para você, para tirar dúvidas e orientar sobre o funcionamento do curso. E também te orientam sobre os cursos grátis.

Sim, são disponibilizadas videoaulas gravadas por (Doutores, Mestres e Especialistas), para tornar o ensino na modalidade EAD mais próximo e humanizado. Confira a grade do seu curso.

Os alunos que obtiverem as melhores notas no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), terão seus Artigos publicados na Revista Acadêmica Digital. Link da Revista: Clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Contatos

  •  
  • (31) 3822-2194

ENDEREÇO

Site Seguro

Site seguro

Formas de Pagamento

Formas de pagamento