PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E INSPEÇÃO ESCOLAR

ÁREA DA EDUCAÇÃO - DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E INSPEÇÃO ESCOLAR

PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E INSPEÇÃO ESCOLAR

Docência do Ensino Superior e Inspeção Escolar

PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E INSPEÇÃO ESCOLAR - INSTITUTO SOUZA

Pós-Graduação Docência do Ensino Superior e Inspeção Escolar, Embasamento teórico à profissionais que queiram ingressar em práticas docentes do Ensino Superior, oferecendo embasamento teórico-metodológico que lhes permitam um aprofundamento pedagógico, social e ético de sua profissão, abordando temas relacionados às práticas e metodologias aplicadas nas Universidades, de forma que possam contribuir com modelos de reflexão acadêmica e ação nos espaços Universitários.

Espera-se que o especialista em Docência do Ensino Superior saiba refletir sobre o significado da profissão Docente, analisando as condições técnico-pedagógicas que favoreçam o bom desempenho docente, incluindo as novas tecnologias da informação e da comunicação como elementos que contribuam para a inovação da prática pedagógica.

INSPEÇÃO ESCOLAR Formar especialistas para atuarem no campo da Inspeção Escolar. O curso destina-se a todos os profissionais licenciados que desejam especializar-se e atuarem no exercício da Inspeção Escolar, poderão contribuir e oferecer melhores subsídios teórico-metodológicos para desenvolvimento de competências administrativas, técnicas, políticas e pedagógicas para o exercício das funções de Inspetor Escolar, na implementação das políticas e diretrizes da Educação Nacional e Estadual de Educação.

À  medida que as mudanças legais foram ocorrendo no sistema educacional, foram também ampliando as atribuições da inspeção escolar, enfatizando a importância do assessoramento técnico e da colaboração aos sistemas de ensino, sendo uma constante a preocupação no sentido de orientar e aperfeiçoar, muito mais do que fiscalizar.

A inspeção é a função, por excelência, que tem a incumbência e os meios legais de verificar se os parâmetros prescritos foram seguidos, como também a competência técnica para orientar e aperfeiçoar os mecanismos de funcionamento escolar, conforme as políticas definidas pelo sistema de ensino. 

Objetivo Geral 

Especializar profissionais que queiram ingressar em práticas docentes do Ensino Superior, oferecendo embasamento teórico-metodológico que lhes permitam um aprofundamento pedagógico, social e ético de sua profissão, abordando temas relacionados às práticas e metodologias aplicadas nas Universidades, de forma que possam contribuir com modelos de reflexão acadêmica e ação nos espaços Universitários.

Objetivos Específicos 

a) Formar profissionais capazes de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pelo seu campo de trabalho.

b) Formar profissionais capazes de atuar nos campos de trabalho que envolva conhecimentos das atividades vinculadas à sua área de atuação.

c) Proporcionar condições para formar profissionais éticos, que consigam atuar sob diferentes condições de trabalho, tomar decisões de forma responsável para contornar problemas e enfrentar situações imprevistas e que possam trabalhar em equipe de forma respeitosa e solidária.

Público-alvo

Todos os profissionais licenciados que desejam especializar-se e atuar no exercício da Inspeção Escolar, nas funções de Inspetor Escolar e na implementação das políticas e diretrizes da Educação Nacional e Estadual.

Matriz Curricular

MÓDULOS DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Núcleo
Mód. 01 LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 30 Núcleo Comum
Mód. 02 COMUNICAÇÃO E MARKETING PESSOAL 30 Núcleo Comum
Mód. 03 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 30 Núcleo Comum
Mód. 04 ASPECTOS FILOSÓFICOS 30 Núcleo Comum
Mód. 05 RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS 30 Núcleo Comum
Mód. 06 POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE 30 Núcleo Comum
Mód. 07 ASPECTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS 60 Núcleo Comum
Mód. 08 METODOLOGIA DA PESQUISA 60 Núcleo Comum
Mód. 09 AS TICDIS APLICADAS AO ENSINO 70 Núcleo Específico
Mód. 10 ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 70 Núcleo Específico
Mód. 11 GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA 70 Núcleo Específico
Mód. 12 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E CURRÍCULO 70 Núcleo Específico
Mód. 13 PRÁTICAS DA INSPEÇÃO ESCOLAR 70 Núcleo Específico
Mód. 14 PROJETO POLÍTICO E PEDAGÓGICO - EDUCAÇÃO BÁSICA 70 Núcleo Específico
  Carga Horária Total: 720 horas
  (C = Comum)          (E = Específico)
Licenciatura em Sociologia da EAD Unitau