A importância do TCC na formação acadêmica

O TCC é obrigatório? A divergência sobre a necessidade do TCC nos cursos de pós-graduação lato sensu, que engloba as especializações e MBA, surgiu em 2018 quando foi publicada pelo MEC a nova Resolução Nº 1 que não menciona a obrigatoriedade da atividade.

A importância do TCC na formação acadêmica

O TCC é obrigatório?

Trabalho de conclusão de curso é um diferencial de qualidade para a formação acadêmica

Você já definiu a área da sua pós-graduação e a instituição onde deseja estudar. Ao verificar a matriz curricular, percebe que o curso exige o famoso Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. E aí, você realiza a matrícula ou desiste da pós-graduação? Antes de responder à pergunta e deixar o receio de enfrentar outro TCC vencer, entenda sobre a polêmica da obrigatoriedade ou não de apresentar um trabalho de conclusão de curso e o que isso pode representar para o seu futuro como aluno e profissional.  

Porém, antes, é preciso entender que o TCC pode apresentar diversos formatos, dentre eles estão a monografia, artigo científico, estudo de caso, projeto experimental e outros. E, toda essa variedade, apenas reforça a sua importância e destaca o fato de o trabalho de conclusão de curso ser considerado um momento de extrema importância para a formação acadêmica. O principal objetivo da atividade é fazer o estudante colocar em prática todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. 

A divergência sobre a necessidade do TCC nos cursos de pós-graduação lato sensu, que engloba as especializações e MBA,  surgiu em 2018 quando foi publicada pelo MEC a nova Resolução Nº 1 que não menciona a obrigatoriedade da atividade.  No mesmo período, o Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão do MEC responsável pelas diretrizes gerais da educação no nosso país, homologou o documento CNE Nº 146/2018 deixando claro que o trabalho de conclusão é optativo para a pós-graduação. Ou seja, cabe a instituição de ensino superior decidir se o TCC será realizado ou não pelos estudantes e o formato em que deverá ser entregue. 

Importância do TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma etapa muito importante para a composição do aprendizado do aluno.  Os projetos pedagógicos dos cursos da FaSouza, como instituição que visa a formação de profissionais competentes e qualificados, exigem que os alunos realizem o TCC devido as inúmeras vantagens que a atividade pode oferecer aos estudantes. 

Ele funciona como um meio para que os novos profissionais testem, na prática, todo o conhecimento que foi absorvido ao longo do curso. Por isso, o TCC deve ser feito com empenho e contar com um tema de pesquisa relevante para o mercado em que o curso está inserido. Podendo, dessa forma, representar a porta de entrada no concorrido mercado de trabalho.

O TCC permite que, de forma embasada, o estudante demonstre sua capacidade de realizar pesquisas, assim como conhecimentos acadêmicos que adquiriu na pós-graduação. E, para aqueles que desejam investir em concursos, pode representar pontos à frente da concorrência, já que alguns editais preveem a apresentação do trabalho de conclusão como item relevante na prova de títulos.

Artigo científico

Diante toda a importância do TCC, a FaSouza elegeu o Artigo Científico como formato institucional para entrega dos alunos ao final do período de curso. O modelo é o mais usado pela comunidade acadêmica para a divulgação de suas pesquisas, possui estrutura ordenada e padrão específico. O trabalho acadêmico apresenta um resultado suscinto de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico.

Outro benefício, ofertado pela FaSouza, é que ao concluir o artigo, o aluno poderá submeter seu trabalho a apreciação para que seja publicado na Souza - EAD Revista Acadêmica Digital concedendo assim divulgação, visibilidade, prestígio e posicionamento no mercado. E, como consequência natural do seu empenho, o estudante ainda melhora o currículo e poderá obter benefícios, como bolsas por produtividade, concedidas por algumas instituições ou empresas.

Mestrado e Doutorado

Para os estudantes que desejam se envolver ainda mais com o universo acadêmico, a pós-graduação stricto sensu é um excelente caminho. O mestrado e doutorado são cursos muito centrados em conteúdos teóricos e pesquisas, em ambos os casos é necessário o aluno apresentar um TCC ao final do programa. No primeiro, o trabalho é chamado de dissertação e no outro, de tese. Além da parte escrita, é preciso fazer uma apresentação oral e explicá-la para uma banca avaliadora.

Suelen Gomes
Secretária Acadêmica na Faculdade Souza

05/10/2019 - 13:41:00
Lida 18714 vez(es).

Outras Notícias

Como ser um Polo EAD?

Como ser um Polo EAD? Se você está interessado em se tornar um Polo EAD da Faculdade FaSouza, está no lugar certo! Ao se tornar um Polo EAD, você poderá desfrutar de uma série de benefícios exclusivos. Polo de educação a distância, ou Polo de apoio presen...

A Importância da Faculdade FaSouza em Ipatinga MG

A Importância da Faculdade FaSouza em Ipatinga MG. Você está procurando uma faculdade que ofereça educação de alto nível e credenciamento do Ministério da Educação (MEC)? Não procure mais, a Faculdade FaSouza está localizada na vibrante cidade de Ipatinga...

Como se Especializar em Engenharia de Segurança do Trabalho e se Destacar no Mercado

Como se Especializar em Engenharia de Segurança do Trabalho e se Destacar no Mercado. Se você é apaixonado por engenharia de segurança do trabalho e deseja se destacar no mercado, veio ao lugar certo. Neste artigo, exploraremos os passos essenciais para s...

Faculdade FaSouza abre vagas para Alfabetização Digital

Faculdade FaSouza abre vagas para Alfabetização Digital. Projeto Social – Faculdade FaSouza abre vagas para inscrição gratuita no curso de Alfabetização Digital, presencial em Ipatinga-MG. O avanço da tecnologia trouxe mudanças nas rotinas, a ponto de qu...

Fasouza participa de Congresso Multidisciplinar de Clínicas em SP

Fasouza participa de Congresso Multidisciplinar de Clínicas em SP. Faculdade apresentará, durante o evento, cursos de graduação e pós-graduação e divulgará seu projeto expansão para captação de interessados na abertura de polos...

Atividades complementares: o que são e como cumprir na Faculdade FaSouza

Atividades complementares: o que são e como cumprir na Faculdade FaSouza. As AC mostram um pouco de como é o dia a dia da profissão, ou possibilitam entrar em contato com profissionais da área, e até mesmo enriquecer a bagagem cultural. Isso é muito impor...

Newsletter

Cadastre-se e receba notícias diretamente em seu e-mail

Selo e-MEC da Faculdade FaSouza

Contatos

  •  
  • (31) 3616-7227

ENDEREÇO

Site Seguro

Site seguro

Formas de Pagamento

Formas de pagamento
whatsApp FaSouza