ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM DESAFIO ACADÊMICO PARA PROFESSORES DE TODAS AS ÁREAS E SEGUIMENTOS

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM DESAFIO ACADÊMICO PARA PROFESSORES DE TODAS AS ÁREAS E SEGUIMENTOS

Instituto Souza

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM DESAFIO ACADÊMICO PARA PROFESSORES DE TODAS AS ÁREAS E SEGUIMENTOS

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM DESAFIO ACADÊMICO PARA  PROFESSORES DE TODAS AS ÁREAS E SEGUIMENTOS

A dificuldade em compreender e utilizar os conceitos de alfabetização e letramento ainda é um desafio para muitos educadores. Embora haja, contemporaneamente, uma ampla discussão sobre o assunto em seminários, congressos, artigos, livros, entre outros ,  é fato que o entendimento acerca  da importância e  real significado desses dois conceitos ainda incomoda e intriga muitos educadores dentro e fora da academia. 

Esse incômodo ocorre tanto durante a formação nos cursos de graduação, nas pós graduações quanto na atuação dentro de sala de aula. 

A capacidade em se trabalhar corretamente com  esses conceitos na busca por  uma educação de qualidade e que prime pela autonomia ainda é alvo de muitas críticas pois é algo que poucos educadores conseguem fazer de forma tranquila e competente. 

Para utilizar-se de forma significativa desses conceitos, é necessário que se tenha claro que alfabetização e letramento são  intra e interdependentes como diz a autora Magda Soares, ambos caminham juntos, se completam. 

Magda Soares em seu livro Alfabetização e Letramento, deixa claro que é preciso letrar alfabetizando e alfabetizar letrando, que o processo deve ser prazeroso e  incentivar a autonomia do aluno para que o mesmo possa além de decodificar, fazer uma leitura crítica do mundo e das situações por ele vivenciadas. 

Nessa perspectiva, alfabetização seria o processo de decodificação da escrita, ou seja, o ato de saber juntar, letras, silabas, palavras e compreender o seu código e letrar seria o processo de decodificação feito com autonomia, com clareza daquilo que se está lendo, interpretando criticamente os textos e as situações neles colocadas e vivenciadas. 

Alfabetizar letrando e letrar alfabetizando é, portanto, o grande desafio daqueles educadores que se propõem a ensinar muito mais do que um código de escrita, que almejam descortinar um mundo de possibilidades de aprendizagens significativas permeadas pela leitura das palavras e dos contextos nos quais estas estão inseridas. 

Marcos Alexandre de Souza
Diretor Geral

Outras Notícias

A Importância do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso na Formação Acadêmica

A Importância do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso na Formação Acadêmica

A Importância do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso na Formação Acadêmica, O Instituto Souza como instituição autônoma e que prima pela qualidade dos cursos oferecidos aos seus alunos, vê na opção pela continuidade da cobrança do trabalho de conclusão ...

Pós em Saúde da Família

Pós em Saúde da Família

Pós em Saúde da Família, O Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado no Brasil, pelo Ministério da Saúde, em 1994. É conhecido hoje como "Estratégia de Saúde da Família", por não se tratar mais apenas de um "programa" o Estratégia de Saúde da Família...

Pós Graduação em Psicologia do Trânsito

Pós Graduação em Psicologia do Trânsito

Pós Graduação em Psicologia do Trânsito, o ano 1962 foi especial para a Psicologia brasileira. O Presidente João Goulart promulgava, a 27 de agosto, a Lei nº 4.119, que dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de psicólog...

Pós Graduação Área da Saúde

Pós Graduação Área da Saúde

Pós Graduação Área da Saúde, a definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um...

Coordenadora Pedagógica do Instituto Souza publica seu novo Livro

Coordenadora Pedagógica do Instituto Souza publica seu novo Livro

Coordenadora Pedagógica do Instituto Souza publica seu novo Livro, o texto consiste em um Estudo de Caso sobre as Representações Sociais de violência na escola, construídas por jovens do Ensino Médio pertencentes a uma escola da rede particular de Belo H...

Instituto Souza Pós Graduação

Instituto Souza Pós Graduação

Instituto Souza Pós Graduação, para Conclusão do Curso de Pós Graduação em 6 meses é necessário que o aluno não tenha nenhuma pendência, ou seja, ele deverá ter sido aprovado em todas as disciplinas do curso, a documentação deve ter sido toda entregue, o ...

A Importância da Pesquisa e Produção Acadêmica para Docentes do Ensino Superior.

A Importância da Pesquisa e Produção Acadêmica para Docentes do Ensino Superior.

A Importância da Pesquisa e Produção Acadêmica para Docentes do Ensino Superior. O Instituto Souza se orgulha de contar com um corpo docente cada vez mais especializado para melhor atender seus alunos. Assim, nossa equipe conta com profissionais pesquisad...

Pós Graduação Docência do Ensino Superior

Pós Graduação Docência do Ensino Superior

Pós Graduação Docência do Ensino Superior, O objetivo do Curso é capacitar os docentes, a partir de estudos de metodologias e práticas pedagógicas atuais, visando o bom desempenho no processo de ensino e aprendizagem na educação de nível superior. Falar s...

Pós Graduação Atendimento Educacional Especializado – AEE

Pós Graduação Atendimento Educacional Especializado – AEE

Pós Graduação Atendimento Educacional Especializado – AEE, Podemos definir deficiência física como “diferentes condições motoras que acometem as pessoas comprometendo a mobilidade, a coordenação motora geral e a fala, em consequência de lesões neurológica...

Pós Graduação Alfabetização e Letramento

Pós Graduação Alfabetização e Letramento

Alfabetização e Letramento, A classificação dos métodos de alfabetização, em dois grandes grupos, está pautada nas bases psicológicas da aprendizagem. Essas bases psicológicas podem estar agrupadas em duas grandes tendências: aquela que explica a aprendi...

Educação Especial e Inclusiva

Educação Especial e Inclusiva

Educação Especial e Inclusiva, cada aluno deve ser atendido de acordo com a sua necessidade, só assim será possível alcançar a verdadeira inclusão, aquela que estimula o a aluno a participar dos momentos de interação, pois perceberá que mesmo possuindo di...

Pós Graduação Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica

Pós Graduação Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica

Pós Graduação Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, A neuropsicologia é a ciência que tem por objeto o estudo das relações entre as funções do sistema nervoso e o comportamento humano. A neuropsicologia pretende int...

Revista Acadêmica Digital (ISSN 2595-5934) - Instituto Souza

Revista Acadêmica Digital (ISSN 2595-5934) - Instituto Souza

Revista Acadêmica Digital (ISSN 2595-5934) - Instituto Souza. A Revista Digital Acadêmica pertence à Mantenedora da Faculdade Souza, Instituto Souza. Localizada Avenida Santa Helena nº 1140, Novo Cruzeiro, Ipatinga/MG CEP: 35164-332. O objetivo principa...

Pós-Graduação Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção)

Pós-Graduação Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção)

Pós-Graduação Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção), prepara os profissionais para atuarem de forma integrada em diferentes áreas educacionais, propiciando o desenvolvimento do trabalho em equipe e de liderança dentro de um con...

INSTITUTO SOUZA, SEMPRE INVESTINDO EM QUALIDADE- PARCERIA COM A UNITAU – UNIVERSIDADE DE TAUBATÈ

INSTITUTO SOUZA, SEMPRE INVESTINDO EM QUALIDADE- PARCERIA COM A UNITAU – UNIVERSIDADE DE TAUBATÈ

Instituto Souza, sempre Investindo em Qualidade- Parceria com a Unitau – Universidade de Taubatè, O investimento em parceiras de qualidade, é na contemporaneidade, uma forma de unir forças para melhor atender ao público de alunos nas instituições de ensin...